Bloqueio de Nervos Geniculares
O bloqueio dos nervos geniculares, também conhecido por ablação, neuroablação ou rizotomia dos nervos geniculares, é um procedimento minimamente invasivo utilizado para aliviar a dor no joelho em pacientes que não obtiveram resposta satisfatória por meio de tratamentos conservadores.
Essa técnica tem se tornado cada vez mais popular devido à sua eficácia no manejo da dor e a sua abordagem menos invasiva em comparação a outros procedimentos cirúrgicos.
Indicações
› Dor crônica no joelho;
› Artroplastia total do joelho;
› Procedimentos associados a moderada a grave dor pós-operatória no joelho.
Cuidados Pós-Tratamento
› As atividades de rotina podem ser realizadas logo após a aplicação. Os pacientes já saem andando sem maiores problemas, na grande maioria dos casos;
› Atividades extenuantes que devem ser suspensas por 48 horas após a aplicação;
› Caso haja algum desconforto logo após a aplicação, a indicação é que se aplique gelo por aproximadamente 20 minutos, no mínimo por 3 vezes ao dia nos 3 dias subsequentes;
› Fazer fisioterapia, hidroterapia e reforço muscular para fortalecer os músculos, melhorar a movimentação das articulações afetadas.
Dúvidas Frequentes
› Como devo me preparar para um bloqueio dos nervos geniculares?
Normalmente, não é necessário fazer nada especial para se preparar para um bloqueio dos nervos geniculares.
Pode-se recomendar sedação para o procedimento, a fim de aumentar o conforto do paciente. Se for o seu caso, você precisará ficar em jejum por seis a oito horas antes. Você também precisará que alguém o leve para casa após o procedimento.
› O alívio dos sintomas dura quanto tempo?
A maioria dos pacientes refere melhora significativa das dores no joelho por mais de um ano, mas em alguns pacientes após algumas semanas os sintomas retornam.
› Como o procedimento é realizado?
O bloqueio dos nervos geniculares é um procedimento relativamente simples e pouco invasivo.
A aplicação de medicações ao redor dos nervos pode ser realizada no consultório médico sob anestesia local, ou até mesmo no centro cirúrgico, com o paciente sedado.
Quando a neuromodulação é indicada, ou seja, a queimadura controlada do nervo, optamos por levar ao paciente ao centro cirúrgico e realizar o procedimento sob sedação.
A localização dos nervos pelo médico pode ser realizada com o auxílio da ultrassonografia ou da radiografia.
Nos casos de internação hospitalar para a realização do procedimento o paciente costuma ter alta algumas horas depois do fim das aplicações
› Quais são as contra-indicações ao procedimento?
De forma geral, a ablação dos nervos geniculares por radiofrequência é um procedimento simples, mas há algumas situações em que o procedimento não deve ser realizado. Algumas delas estão listadas abaixo:
∙ Gestação;
∙ Lesão aguda do joelho;
∙ Instabilidade articular;
∙ Síndrome da dor crônica;
∙ Patologias psicológicas associadas;
∙ Uso de marcapasso;
∙ Infecção no joelho.
Agendamento em um clique.
Muito rápido e prático! Agende a sua consulta por whatsapp em poucos segundos!