Cirurgia de Fratura
A fratura é a perda de continuidade do osso, ou seja quebra do osso, gerando um ou mais pedaços.
Normalmente a fratura acontece devido a quedas, pancadas ou acidente, no entanto mulheres na menopausa e idosos, possuem ossos mais frágeis, o que favorece a ocorrência de fratura mais frequentemente, mesmo durante as atividades diárias.
Sinais
› Fraturas expostas;
› Fraturas deslocadas que não podem ser alinhadas ou mantidas em alinhamento por redução fechada;
› Fraturas da superfície articular;
› Fraturas patológicas em um osso enfraquecido por câncer;
› Fraturas que reconhecidamente precisam de cirurgia;
› Fraturas que, do contrário, exigiriam um longo período de imobilização ou repouso na cama.
Cuidados Pós-Operatório
› Depois que a fratura tiver se consolidado o suficiente, o gesso pode ser retirado e a pessoa pode começar a exercitar o membro lesionado;
› Fazer compressas com bolsa de água morna ou com bolsa de gelo. A recomendação, quanto à temperatura, pode variar de acordo com o tipo de cirurgia e edema;
› Tomar os medicamentos que são prescritos pelo cirurgião, não sendo aconselhado a utilização de remédios caseiros e alternativos como pomadas sobre a ferida;
› A fisioterapia ortopédica é recomendada durante a reabilitação de uma cirurgia, e influencia diretamente na recuperação do paciente.
Dúvidas Frequentes
› Quais são os principais tipos de fratura?
∙ Traumáticas: são as mais característica de acidentes, por exemplo, em que há aplicação de uma força excessiva no osso, mas também pode ser devido a movimentos repetitivos que lesionam o osso aos poucos, favorecendo a fratura.
∙ Patológicas: são aquelas que ocorrem sem explicação ou devido a pequenas pancadas, como na osteoporose ou em tumores ósseos, já que deixam os ossos mais frágeis.
› Quais são os sintomas de fratura?
∙ Dor intensa;
∙ Inchaço do local fraturado;
∙ Deformidade do local;
∙ Incapacidade total ou parcial de mexer o membro fraturado;
∙ Presença de hematomas;
∙ Presença de ferimentos no local da fratura;
∙ Diferença de temperatura entre o local fraturado e o sem fratura;
∙ Dormência e formigamento da área;
∙ Estralos.
› Quais são as etapas de reparação do tecido ósseo após uma fratura?
Cicatrização Óssea: primeiras duas semanas formam-se coágulos sanguíneos e macrófagos em torno da fratura; 2-6 semana, bordas agudas são removidas por osteoclastos e forma-se calo no interior do hematoma e na cavidade medular; 6-12 semana, forma-se osso no interior do calo e há cobertura do espaço entre os fragmentos; 6-12 meses, o espaço cortical é coberto por osso; 1-2 anos ocorre remodelamento e retorna arquitetura normal. Remodelamento: muito bom no plano de flexão e extensão; parcial em um plano em ângulo reto como o de flexão e extensão; nenhum para corrigir rotação.
Agendamento em um clique.
Muito rápido e prático! Agende a sua consulta por whatsapp em poucos segundos!