Radiografia
A radiografia do joelho permite diagnóstico de diferentes de fraturas, deslocamento de patela, ruptura de ligamento, torções, etc
Indicações
› Dor no joelho;
› Traumas;
› Instabilidades (“o joelho falha”);
› Défices de extensão;
› Deformidades.
Dúvidas Frequentes
› Como é feita a radiografia de joelho?
O paciente deita numa maca ou fica em pé contra uma superfície, posicionamento orientado pelo técnico.
O paciente é deixado a sós na sala, enquanto a captura de imagens é feita pela máquina de raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.
O osso ganha determinada impressão, enquanto tecidos moles e conteúdo líquido geram outras marcas, permitindo visualizar seu interior.
› Quem pode realizar o exame?
A radiografia do joelho pode ser efetuada por qualquer pessoa de qualquer idade e sexo. Existe por parte do médico prescritor, um cuidado especial com crianças e grávidas ou mulheres que suspeitem de gravidez.
› Quanto tempo demora o exame?
A duração do exame varia mediante o número de incidências a efetuar. Geralmente, os exames constam de duas incidências e o tempo médio para a sua execução é de sensivelmente 5 a 10 minutos.
› Qual é a preparação para o exame?
Não existe necessidade de realizar qualquer preparação prévia para a realização de uma radiografia do joelho. O paciente deverá apenas retirar todos os objetos passíveis de produzir deformações na imagem.
Não é necessário cumprir qualquer tipo de jejum, podendo o doente comer e beber como habitualmente. O paciente pode tomar a medicação habitual.
Agendamento em um clique.
Muito rápido e prático! Agende a sua consulta por whatsapp em poucos segundos!