Ortotripsia (ondas de choque)

A ortotripsia é um tratamento utilizado em diversas doenças ortopédicas, como tendinites e bursites de ombro, cotovelo, quadril, joelho, pé, tornozelo, além de conferir bons resultados no tratamento de dores musculares na região da coluna vertebral (trigger points e síndrome dolorosa miofascial/ fibromialgia).

Estudos tem demostrado, também, resultados animadores de ortotripsia no tratamento do retardo de consolidação de fraturas e em medicina esportiva (lesões).

• Tendinites e bursites crônicas;
  • Ombro doloroso/síndrome do impacto/tendinite calcárea;
  • Epicondilites (cotovelo);
  • Fasceíte plantar (com ou sem esporão de calcâneo);
  • Tendinite de joelho e tornozelo (ex: tendinite de aquiles);
  • Tendinite e bursite de quadril (ex: bursite trocantérica);
  • Trigger points e Síndrome dolorosa miofascial (dores musculares);
  • Pseudoartrose e retardo de consolidação de fraturas;
  • Uso em medicina esportiva (lesões esportivas).

• As atividades de rotina podem ser realizadas logo após a aplicação. Os pacientes já saem andando sem maiores problemas, na grande maioria dos casos;
  • Atividades extenuantes que devem ser suspensas por 48 horas após a aplicação;
  • Caso haja algum desconforto logo após a aplicação, a indicação é que se aplique gelo por aproximadamente 20 minutos, no mínimo por 3 vezes ao dia nos 3 dias subsequentes;
  • Fazer fisioterapia, hidroterapia e reforço muscular para fortalecer os músculos, melhorar a movimentação das articulações afetadas.

• Aumento da vascularização dos tecidos doentes, ou seja, aumenta o fluxo de sangue e oxigênio dos tecidos, através da formação de novos vasos.
  • Microfragmentação dos depósitos de cálcio (em casos de tendinite calcárea).
  • Ação analgésica e antinflamatória dos tecidos doentes, conferindo alívio da dor e melhora da função do membro acometido..

Geralmente, são necessárias de 1 à 3 sessões de ortotripsia, que duram de 20 à 40 minutos.

As sessões são realizadas em consultório médico, não necessitam hospitalização, e o paciente pode retornar para casa ou para o trabalho logo após o término da sessão.

Com base no conhecimento atual, acredita-se que as ondas de choque:

• Estimulem os nervos de transmissão de dor. Isto leva a uma redução imediata na dor e sensibilidade.
  • Acionem o mecanismo de reparo do corpo. Uma das manifestações do presente é a gradual formação de novos vasos sanguíneos na área alvo. Como resultado, o alívio da dor e recuperação é sentido progressivamente pelos pacientes durante os próximos 3 a 6 meses.

As ondas de choque podem ser minimamente dolorosas, mas, no geral, são bem toleráveis. Os níveis de energia das ondas de choque são geralmente aumentadas progressivamente, e ajustados aos níveis de tolerância de dor do indivíduo. Raramente, contusões menores podem se desenvolver, mas isto é transitório e inofensivo.

Terapia por ondas de choque é um tratamento não invasivo que pode ajudar a evitar cirurgias para patologias mais leves. Resposta ao tratamento pode variar como qualquer tratamento médico, infelizmente o sucesso não pode ser garantido.