Osteotomia ao Redor do Joelho

A Osteotomia do Joelho, especificamente do osso da tíbia, se trata de um procedimento cirúrgico que pode ser recomendado caso o paciente apresente artrose de um, e apenas um, dos compartimentos do joelho.

O termo “osteotomia” se refere ao corte do osso para uma correção do eixo do membro inferior, no caso do joelho, para alteração da área de pressão dentro do joelho.

• Dor provocada pela deformidade;
  • Artrose;
  • Lesão de cartilagem;
  • Lesão do menisco;
  • Lesão de ligamentos;
  • Dificuldade para caminhar;
  • Luxação da patela (patela sai do lugar);
  • Crianças (ex.: doença de Blount, raquitismo, etc.)

• Alteração do eixo da perna por causa genética ou por fraturas prévias;
  • Mesniscectomia prévia, ou seja, quando se retira uma grande parte do menisco que protege o contato entre os ossos (a pressão no compartimento onde o menisco foi retirado é aumentada e causa evolução rápida da Artrose);
  • Excesso de sobrepeso, alteração/fraqueza muscular.

À medida que a Artrose evolui, a alteração do eixo do joelho pode aumentar cada vez mais, podendo comprometer todo o joelho. Normalmente, o paciente refere dores na região afetada pela Artrose, seja do lado de dentro ou de fora do joelho.

Trata-se de uma retirada ou colocação de cunha na região do osso da tíbia ou fêmur para correção do eixo da perna e, consequente, diminuição da pressão aumentada sobre o compartimento com artrite/artrose.

A osteotomia é indicada para pacientes com mau alinhamento do joelho associado a desgaste isolado de um dos compartimentos (medial ou lateral). O compartimento oposto e o compartimento patelofemoral devem estar preservados, sem desgaste significativo.

Geralmente, a cirurgia é indicada para pacientes com menos de 60 anos, com boa mobilidade do joelho e peso dentro da normalidade.

• Idade avançada (acima de 60 anos);
  • Artrose sintomática em outro compartimento além do medial;
  • Lesão do menisco lateral com indicação cirúrgica;
  • Infecção articular prévia;
  • Artrite reumatóide e outras artrites inflamatórias;
  • Deformidade acentuada (acima de 20 graus);
  • Rigidez articular (extensão menor que 10 graus ou flexão menor que 90 graus);
  • Doenças como a obesidade mórbida, Diabetes, Tabagismo e Alcoolismo.

Estudos recentes tem indicado que sim. Porém, todos os autores são unanimes em dizer que é muito gradual e algum desconforto ou dor pode persistir e comprometer a performance. Pessoalmente, acredito que os fatores responsáveis pelo retorno ao esporte incluem:

• Fisioterapia de excelência pré e pós-operatória;
  • Fortalecimento e reequilíbrio muscular;
  • Ganho sensório-motor adequado (pliometria);
  • Utilização de recursos biológicos associados como a infiltração com ácido hialurônico (viscossuplementação).