Bursite

A Bursite no joelho geralmente surge quando há pressão excessiva ou atrito na bursa.

Existem 4 causas principais:

• A repetição excessiva de movimentos como ajoelhar ou agachar pode causar a inflamação da bursa do joelho;
  • Um músculo quando tensionado tende a empurrar e atritar na bursa, o que pode levar a irritação e inflamação;
  • A Bursite no joelho também pode se desenvolver após uma lesão, como uma pancada forte no joelho;
  • Se houver inchaço no joelho devido a desgaste por condição previamente existente como Artrite, inflamação ou Gota, este fluido em excesso pode se infiltrar na bursa, fazendo com que ela inche.

• Hipersensibilidade na região;
  • Algia localizada;
  • Edema (inchaço);
  • Rigidez e movimento limitado;
  • Vermelhidão se a bolsa inflamada estiver próxima à superfície da pele.

• Uso de uma faixa elástica para fazer compressão no joelho;
  • Aplicação de gelo por 15 minutos 3 vezes por dia;
  • Fazer sessões de fisioterapia e realizar exercícios de alongamento e de fortalecimento, que aceleram o processo de cicatrização do joelho;
  • Tomar os medicamentos que são prescritos pelo ortopedista, não sendo aconselhado a utilização de remédios caseiros e alternativos;
  • Alguns casos podem precisar de administrar injeções de corticoides ou realizar aspiração do líquido sinovial.

As melhores coisas que você pode fazer para evitar a bursite no joelho são:

• Se assegurar de que não haja desequilíbrio muscular na perna;
  • Usar almofadas nos joelhos para se ajoelhar em períodos prolongados;
  • Alongar os joelhos antes de qualquer atividade física garante que os músculos não coloquem as bursas sob tensão extra;
  • Exercícios de fortalecimento do joelho asseguram que o esforço passe corretamente pela articulação sem colocar pressão extra sobre as bursas.

Existem diversos fatores que podem causar a patologia, dentre os mais comuns, estão:

• infecções provocadas por bactérias que se acomodam nos membros inferiores;
  • excesso de forças friccionais que acontecem durante um exercício físico mais pesado;
  • quedas ou golpes na região e que provocam lesões;
  • pressão nos joelhos;
  • aumento de peso e obesidade;
  • doenças reumáticas, como gota e artrite.

A doença pode responder bem ao tratamento ou pode converter-se em uma doença crônica se a causa subjacente, se existente, não puder ser corrigida.