Tendinite

A tendinite no joelho é um tipo de tendinopatia (doença do tendão) com característica inflamatória. Os tendões são as estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos permitindo o movimento. A tendinite é mais comum em quadros agudos e na região do joelho esta mais relacionada aos esportes.

O tendão patelar ajuda os músculos a estenderem o joelho. Essa lesão é mais comum em atletas que saltam com frequência, como ao jogar basquete e vôlei.

• Dor na frente do joelho;
  • Dor que piora ao saltar ou correr;
  • Inchaço do joelho;
  • Dificuldade para movimentar o joelho;
  • Sensação de joelho duro ao acordar.

• Redução temporária da carga de treino ou até mesmo afastamento temporário da atividade física pode ser necessário;
  • Uso de uma faixa elástica para fazer compressão no joelho;
  • Aplicação de gelo por 15 minutos 3 vezes por dia;
  • Fazer sessões de fisioterapia e realizar exercícios de alongamento e de fortalecimento, que aceleram o processo de cicatrização do joelho;
  • Tomar os medicamentos que são prescritos pelo ortopedista, não sendo aconselhado a utilização de remédios caseiros e alternativos.

Tendinite no joelho ocorre por uma sobrecarga no tendão, mais frequentemente por esforços repetitivos. Estes aumentam o atrito local, levando a uma reação inflamatória.

Quando o estímulo persiste por um período prolongado o tendão passa a sofrer uma degeneração ocorrendo a tendinose (lesão degenerativa do tendão).

Os sintomas da tendinite no joelho estão relacionados a um quadro inflamatório. Assim, as pessoas vão referir dor à palpação do tendão e dor ao movimento e alongamento do mesmo.

Edema (inchaço) e calor local podem ocorrer. Geralmente os sintomas melhoram com antiinflamatórios e analgésicos.

A tendinite patelar se desenvolve em 4 fases. O ideal é que os tratamentos se iniciem ainda na primeira fase, pois assim há mais chances de uma recuperação total e de lesões menos agressivas.

• Fase 1: dores sem prejuízo funcional
  • Fase 2: dores durante e após a atividade
  • Fase 3: dores prolongadas
  • Fase 4: ruptura do tendão

Acredita-se que a patologia seja causada por esforço repetitivo sobre o tendão patelar e do quadríceps, durante o salto. É uma lesão específica para atletas, principalmente aqueles que participam de esportes envolvidos na desaceleração como basquete, vôlei, handebol e corrida de rua.

É ocasionalmente encontrada em jogadores de futebol, e em casos raros, pode ser visto em esportes como musculação e ciclismo.

Em geral, após falha do tratamento conservador, indica-se o tratamento cirúrgico. Os dois principais procedimentos cirúrgicos incluem a perfuração do pólo envolvido e a excisão da área acometida do tendão.

O objetivo da perfuração é aumentar o suprimento vascular para a área afetada. Recentemente, com o advento da artroscopia do joelho, é possível que seja realizada sem a incisão anterior clássica.

A prevenção da tendinite patelar joelho envolve fatores como:

• Avaliação do aparelho locomotor voltada à biomecânica do esporte;
  • Preparação física para a prática esportiva desejada;
  • Prática esportiva supervisionada por um profissional do esporte e, se possível também por um fisioterapeuta para que se evite erros no gesto esportivo ou overtraining.