Correção de Instabilidade Patelar

A instabilidade patelar é um problema que acomete a articulação da patela (rótula) com o fêmur tornando a patela mais propensa a se desencaixar de sua posição normal.

• Dor na articulação do joelho;
  • Inflamação;
  • Restrição ou diminuição da amplitude de movimento;
  • Rigidez articular;
  • Fluido na articulação;
  • Rangido ou crepitação durante o movimento.

A cirurgia é indicada quando há luxações recorrentes, lesões de cartilagem, sintomas de apreensão para as atividades normais.

As causas relacionadas a instabilidade patelar são as alterações anatômicas presentes nos pacientes sob risco e as lesões traumáticas do ligamento patelofemoral medial ocorridas principalmente nos esportes.

A patela habitualmente se desloca em decorrência de uma força de contração do quadríceps associada a um movimento de flexão e rotação do joelho.

É preciso compreender, porém, que a patela se desloca em pessoas que possuem uma anatomia favorável para isso e que nem todas as pessoas estão vulneráveis a ter uma luxação da patela.

Em alguns pacientes, a patela sai do lugar e permanece deslocada no lado de fora do joelho. O próprio paciente pode colocar a patela de volta sobre a tróclea, fazendo isso voluntaria ou involuntariamente.

Na maior parte das vezes, porém, a patela de desloca em relação à tróclea e retorna imediatamente para o lugar. O paciente refere apenas que o joelho falhou e depois ficou dolorido e inchado.