Artrose

A artrose no joelho é das patologias que mais frequentemente afecta esta articulação. Resulta de um processo degenerativo por desgaste na cartilagem do joelho que ocorre naturalmente com o aumentar da idade, ou secundariamente devido a excesso de peso, desvio no eixo do joelho ou traumatismo com fratura ou lesão de ligamentos cruzados.

• Dor no joelho após esforços que melhora com o repouso;
  • Rigidez ao se levantar da cama de manhã ou após longos períodos de repouso que melhora após 30 minutos;
  • Presença de estalos ao movimento ou “crepitações”
  • Inchaço e calor geralmente na fase inflamatória;
  • Sensação de aumento de tamanho do joelho devido ao crescimento dos ossos ao redor do joelho;
  • Movimentos mais limitados, especialmente esticar o joelho totalmente;
  • Dificuldade em apoiar a perna no chão;
  • Músculos da coxa mais fracos e mais atrofiados.

• Fazer sessões de fisioterapia para correção biomecânica e estabilidade de movimentos, através de treinamentos de força e equilíbrio, além de exercícios que auxiliem na prevenção de futuras lesões;
  • Redução da ingestão de bebidas alcoólicas e exercícios regulares e sem exagero como caminhadas, natação, hidroginástica, pilates e danças ajudam muito a que as enzimas anti-inflamatórias sejam lançadas dentro do joelho, protegendo-o;
  • Mudar de atividades de alto impacto (como a corrida ou tênis) para atividades de menor impacto (como natação ou ciclismo) reduzem o estresse no seu joelho;
  • Tomar os medicamentos que são prescritos pelo ortopedista, não sendo aconselhado a utilização de remédios caseiros e alternativos.

As principais causas da artrose no joelho podem ser:

• Desgaste natural da articulação, que ocorre devido à idade;
  • Estar muito acima do peso;
  • Traumatismo direto, como cair de joelhos, por exemplo;
  • Doença inflamatória associada ao uso indevido da articulação.

.

A artrose do joelho é uma doença que não tem cura, mas com o tratamento ideal o paciente consegue um convívio saudável com o problema.

O diagnóstico da artrose é feito através da avaliação clínica individualizada de cada paciente, além de exames como a radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom.

A união da avaliação clínica especializada e alguns exames de imagem são indispensáveis para o diagnóstico preciso da doença.

O tratamento para artrose no joelho pode ser feito com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e suplementos alimentares que ajudam na restauração da articulação.

Além disso, é importante realizar fisioterapia e, nos casos mais graves, pode-se recorrer à infiltração com corticóides ou até mesmo a uma cirurgia, que pode ser uma artroscopia.

Sim, a obesidade é um dos fatores que pioram o quadro da artrose, já que devido à deterioração das células surgem fissuras na cartilagem que podem chegar aos ossos e então, esses ossos não conseguem mais suportar a carga de peso do corpo e tendem a crescer dos lados ou até mesmo limitar o movimento, ocasionando ainda inflamação e dor.

Para prevenir a artrose é necessário adotar hábitos saudáveis e qualidade de vida, com uma alimentação balanceada, controlando o peso que evita a sobrecarga nos joelhos e praticando exercícios que contribuem para a prevenção da doença, como caminhada, natação, ginástica e andar de bicicleta, por exemplo.